Publicado por: CLëF | 2009/04/20

5W2H: sondagem, hum?

E, eu fazendo o curso de Gestão de Projetos, me deparo com meu velho amigo lá da época de logística –eu trabalhava com web + oracle em uma empresa de logística, lol.

5W2H é uma forma de fazer uma sondagem para um levantamento inicial de como fazer algo. Um projeto grande, um software, uma telinha de uma intranet, enfim. Isso ajuda muito. E a sigla nada mais é WWWWWHH, ou seja:

We want wet waffles with hot honey

Existe muita coisa por trás disso, não se deixe enganar!

Afinal, se o chefe pede essa loucura… quem pode, pede, quem tem juízo, obedece.

Pra quem ficou relativamente ofendido e parou de ler pra ver o orkut, que pena.

“What?”: é o que será realizado. Um substantivo simples, como “um blog”;

“Who?”: são os “quens”; quem fará? quem será beneficiado? quem vai perder com isso? Deve ser ator, como eu que escrevo, como você que lê;

“Where?”: onde, o lugar pra coisa acontecer. Por exemplo, uma empresa, uma filial, minha casa, meu escritório. É onde os atores de “Who” agem, get it?

“Why?”: é a motivação que gerou tudo isso. O que se deseja objeter com isso. Pode ser um estado, um substantivo, uma conseqüência –fuck you, reforma ortográfica!–, uma necessidade. Como, para que vocês leiam, e comentem, ham-ham? Entendeu, né?

“When?”: quando pretende que aconteça. Deve ser um marco temporal, de preferência futuro. É um pouco complicado, hoje em dia, fazer algo pra ontem –só os programadores do CU São Caminho fazem isso (ficou pejorativo isso)…

“How?”: é uma prévia de como vc vai realizar toda essa quest. Em linhas gerais, algo como “com o serviço gratuito do wordpress, pq a locaweb cobra caro pra vocês não lerem, nem comentarem”;

“How much?”: tudo custa alguma coisa, nem vem. Mesmo o wordpress tem um custo. Agora mesmo que estou escrevendo isso, era pra eu estar fazendo trabalho da pós, então tem custo sim. Nesse caso, eu não sem mensurar, mas dá alguns minhares de coins.

Pronto, desculpa a brincadeira das waffles.

Esse 5W2H, imo, ajuda demais até pra coisas simples da vida. Como realmente decidir se vc vai trocar de carro, por exemplo. Ou, se vai trocar de blog, like moá.

Responses

  1. esse treco de 5w2h é quase igual as quests q a gente tem que responder ao escrever uma notícia, que a gente chama de lead. *transpondo conhecimento pra minha área*

    exceto pelo ‘how much’, na verdade quem pergunta isso é o idiota que escreve, QUANTO VO GANHAR, PORRA?

    • Dels, que honra! A dona do 5o maior bordel do wp comentou meu brogui, ahmaigad! *-*


Deixe um comentário

Categorias

